CDs Cristãos Downloads

Blog de Downloads de Músicas, Filmes, DVDs, Palestras. Reconhecido na qualidade de notícias e formações do meio cristão!

Notícias - Pesquisadores acreditam em uma maior segmentação das igrejas



Em um passeio pelas ruas de muitos municípios brasileiros não é difícil perceber a proliferação de igrejas, fator que deve implicar uma maior diversidade de respostas a esse quesito no Censo 2010. “Hoje é muito difícil alguém dizer ‘eu sou católico, espírita, evangélico’. As pessoas dizem a sua denominação: ‘eu sou da Canção Nova, da Nova Vida, da Universal do Reino de Deus ou da igreja do pastor fulano’, o que torna o nosso trabalho de classificação ainda mais difícil”, comenta Goreth.



Segundo a pesquisadora, uma expectativa quanto aos resultados é verificar as segmentações que vêm ocorrendo na Igreja Católica. “Acredito que vamos constatar um crescimento de movimentos dentro da Igreja Católica, como a Renovação Carismática e a Canção Nova, que procuram evitar a saída de fiéis, como já apontou o Censo 2000”, explica Goreth, que também aponta o surgimento de padres cantores como uma vertente da mesma preocupação em atrair fiéis.

Os estudiosos do tema religião também apostam que o Censo 2010 pode mostrar que as igrejas neopentecostais continuam a ganhar mais adeptos. Segundo Goreth, outra expectativa é em relação a um possível aumento do percentual de pessoas quese consideram sem religião. Uma possível leitura desse resultado é o decréscimo dainstitucionalização da crença: “Isso se vê através do crescimento dos grupos esotéricos,onde as pessoas participam sem ter um compromisso denominacional”, explica Maria Goreth.

Ainda segundo Luiz Antonio, será muito interessante ver a distribuição territorial das diversas religiões e cultos: “vamos ver em quais áreas do país o catolicismo predomina e onde temos concentração de protestantes”. Assim, dependendo da denominação dá para identificar a região em que elas mais se concentram. “Por exemplo, a Igreja Internacionalda Graça de Deus tem origem no Rio de Janeiro, local onde ela tem maior incidência”, observa Maria Goreth

Publicado por: Blog Avva Anchieta.

1 Comentários:

Rogério SacroSancttus disse...

Na realidade este texto não condiz com a realidade. Primeiramente temos que analisar que pela escrita parece ser um texto de algum protestante com o intuito de infudir a idéia da multifacelação doutrinária que acontece com os protestantes. A verdade é que a Igreja Católica não apóia ou investe em padres para serem cantores e muito menos para segurar oa fiéis. A realidade é que a musicalidade católica cresceu neste ultimos anos e com isso a vertente musical cresceu também, não só com um numero expressivo de padres cantores como também grupos musicais e diversalidade de estilos e ritmos. A Canção Nova não é uma igreja, não possui doutrina própria, não está separada da Igreja Católica e foi há alguns anos reconhecida como uma comunidade católica fiel a Igreja, no Vaticano. O mesmo acontece com o movimento da RCC, todas propagam a doutrina católica, a Igreja, a Missa, os Sacramentos. Ninguém diz eu sou RCC ou sou Canção Nova porque estas não possuem adeptos seguidores religiosos doutrinários, todos são católicos. A Igreja Católica é uma Una, Unida mas em movimento, com vários movimentos que possuem fieis trabalhando, fala-se muito na RCC, mas existem outros conhecidos como o Neo-Catecumenato, Focolares, Franciscanos, etc.

Ao contrário do protestantismo que desde seu inicio com Lutero foi divisão atrás de divisão, dizer eu sou da IURD, eu sou da Assembleia, sou Batista, não é de hoje, no ano de 1996 existiam mais de 40,000 denominações oficialmente inscritas, fora as fundo de garagem. Numero que tem crescido ainda mais depois da criação da Teologia da Prosperidade.

Enfim este texto não trás nenhuma novidade em relação ao protestantismo e é um texto tendencioso contra a Igreja Católica divulgando uma falsa informação.

Pax et Bonum

Rogério

Postar um comentário

- Em hipótese alguma faça ofensas pessoais, ameaças e xingamentos;
- Para fazer algum pedido, preencha o nosso Formulário de Contato.
- Se o link não esta prestando informe-nos no Mural Downloads com Defeitos.
- Para parcerias, veja nossa postagem: Sobre parcerias....


OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.